top of page

Salvaterra-PA

Conheça Salvaterra!

                  Salvaterra é um município brasileiro situado no Arquipélago do Marajó, Estado  do Pará.

            Considerada a “Princesinha do Marajó”, Salvaterra é conhecida por suas belas praias e igarapés, características que fazem com que seja constantemente frequentada por famílias que buscam paz e tranquilidade. No mês de julho, a cidade fica mais agitada e durante todas as noites do período de férias, a praça Magalhães Barata recebe shows de bandas de diversos gêneros musicais; na mesma ocasião ocorre a passagem da “Maior Micareta do Marajó” — o Bloco Ilha —, um bloco de carnaval fora de época que traz atrações regionais e nacionais para a alegria do povo salvaterrense e de seus visitantes.

             Salvaterra era, desde 1901, distrito de Soure, apenas em 1961 foi elevada à categoria de município. Durante anos, foi dominada por portugueses escravocratas que utilizavam indígenas e negros para o trabalho braçal nas fazendas. A resistência a dominação levou os escravos a um processo de organização, presente até hoje no município, com 15 comunidades quilombolas (Bacabal, Bairro Alto, Boa Vista, Pau Furado, Vila União, Salvá, Campina, Caldeirão, Mangueiras, Providência, Deus Ajude, São Benedito, Paixão, Siricari e Rosário).

           O município possui uma população estimada em 22.740 mil habitantes. Sua economia baseia-se principalmente no turismo, outro meio é através do cultivo do abacaxi, sendo um dos maiores produtores no Pará, região que abriga a maior produção do país.

           A cidade de Salvaterra possui o único “enduro de búfalos no mundo”, que é realizado anualmente no dia de seu aniversário — 10 de março —, neste evento, que atrai pessoas de vários partes do Pará, ocorrem ainda: a corrida e a prova de resistência de cavalos. A prova de resistência inicia-se em Cachoeira do Arari e vai até Salvaterra, para muitos ela serve para saber qual raça de cavalo é mais resistente, pois no trajeto entre os dois municípios existem muitas peculiaridades que só a Ilha de Marajó oferece.

 

Pontos turísticos

bottom of page